terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Restauração da Bat-Lancha Gulliver-1973!

Por Douglas Meneses
-Esta lancha foi um grande desafio:-O plástico estava muito resecado:-Ela já estava com o efeito "casca de ovo":-Só de pegar nela se quebrava:-Parte de baixo:-Pedaços que vieram à parte, já quebrados:-Preparando para a restauração de dentro para fora:-Corte ao meio...Mas cortei com um estilete, na foto é só brincadeira:-Efeito depois do corte:-Mil pedaços, xiiiii, acho que tenho um probleminha em mãos:-Aqui, para deixar a peça mais resitente, eu coloquei varetas de resina com bastão de cola quente:-Assim pode durar mais, fica muito mais resistente:-Parte externa:-Parte interna:-As partes faltantes, foram feitas com massa de poliéster e resina com lã de vidro:
-Partes trincadas já com massa:-Já fechada e feitas as partes faltantes:-Bancos:-Algumas partes foram feitas com massa durepóxi:-Casco já lixado:-Aplicada uma camada de fundo Prime:-Primeira mão de tinta, antes eu dei uma mão de selante para plástico:-A cor lilás foi preservada, pois é a cor original da primeira Bat-Lancha fabricada pela Gulliver:-Após a 7ª mão de tinta, pois deixo a tinta bem diluída para pegar bem e deixar um brilho bonito:-Pintura concluída:-Bonecos originais da Bat-Lancha azul, a mesma lançada em cor diferente posteriormente pela Gulliver:-Copiados em resina:-O Batman original (esq.) e a cópia em resina (dir.). Eu somente resaltei os detalhes, como Bat-cinto e o símbolo do morcego do peito:-Robin: o original (esq.) e a cópia em resina (dir.), nele eu resaltei a máscara, o cinto, o símbolo do peito e a gola:-No Bat-Raio Laser da proa estava faltando a parte do cano de disparo, copiei acrescentando essa parte:-Este é o suporte da lancha, o reboque da mesma:-Algumas partes quebradas, mas nada que um polietileno não resolva:-As rodas do reboque da Bat-Lancha:-Essa dupla dinâmica eu fiz de resina, mas eu dei uma melhorada no visual da escultura:-Na lancha original em azul eu fiz somente a parte da barbatana asa de morcego e o radar:-Carro reboque pronto, esperando a Batlancha:-Cópia e Original, quem acerta qual é qual?-Roda original do reboque:-Cópia da roda do reboque:-Bat-Radar:-Painel:-Totalmente terminada, após semanas de muito trabalho, resultado recompensador:-Eu gostei muito, espero que meu amigo Yudi (para quem realizei essa restauração) pense o mesmo:-A lilás ficou um pouquinho mais pesada que a azul, pois tem o revestimento interno de polietileno com as varetas de resina, para deixa-la mais firme:-Missão cumprida: